quarta-feira, 6 de maio de 2009

O exame uro...dinâmico

Agora chega de falar de alternativas, vou voltar um tiquinho na incontinência urinária, como já comentei no segundo post.
Para um diagnóstico mais apurado é fundamental que a pessoa seja submetida a alguns exames e, dentre eles, o exame urodinâmico é considerado “padrão ouro”.
Muitas pessoas que já fizeram o danado lembram com um certo pesar daquele dia fatídico.
Então vamos fuçar um pouco nisso.
Tudo começa com um bom preparo e, para isso, toda orientação ao caboclo é bem vinda.
A primeira etapa é chamada de Urofluxometria, que nada mais é do que um estudo, num gráfico, do fluxo do xixi. Isso mesmo, um desenho da mijada...
Com isso já se pode analisar se há alguma obstrução para a saída da urina, se o xixi é demorado demais, se é lento, se sai facinho ou com dificuldade e mais outros detalhes.
Basta que a pessoa esteja com a bexiga cheia e tenha vontade de urinar. Daí ela se dirige à sala de exame, é orientada a fazer seu xixi sentada (ou de pé, depende do hábito ou da condição de cada um), sem ninguém por perto. O examinador programa tudo e sai da sala, prá pessoa ficar bem à vontade e ter um resultado com o mínimo de interferência.
Até aí tá fácil, né?
Depois disso, vem a parte chata: coloca-se um cateter vesical (sonda) dos mais fininhos na bexiga do peão, e um outro no ânus.
Sim, lá mesmo, coração. E esse tem um balão na ponta, que será preenchido com água.
Toda essa parafernália é fixada com adesivos e o cabra (ou a cabrita) volta prá tal cadeira onde tudo será conectado no aparelho.
É tanto caninho, fio e sensor, que quem olha pensa que se trata de um enfeite natalino.
Tá bom, tá bom, falta um tanto de brilho e uns piscas, eu concordo...
Pensou que tava tudo pronto? Que nada, agora é que vai começar a brincadeira.
A bexiga será preenchida com soro fisiológico (água com sal) através do cateter, bem devagar.
E o examinador vai registrando tudo o que achar conveniente, pois isso simula o enchimento da bexiga pela urina que escoa pelos ureteres, capturou?
Quando a vontade de urinar ficar fortona, interrompe-se o fluxo do soro e a pessoa é orientada a urinar.
Percebeu o drama? Fazer xixi na frente de alguém (ou alguéns!), com sonda na bexiga, outra no ânus, vestido com uma camisolona medonha, e ainda de pé?
É de desequilibrar o juízo, fala sério!!!
E quanto mais à vontade a pessoa fica, melhor o desempenho do exame.
Sim, porque nesse caso, o mais importante não são os números que se vê nos gráficos e sim, a forma como os eventos se dão: as perdas que podem ocorrer, quando surge o primeiro desejo de urinar, quando o desejo fica apertadão, e por aí vai.
E a gente fica lá, atenta aos resultados e ainda preocupada com o desconforto do paciente.
Sacou como a coisa toda é tensa?
Pois dois desses num dia deixam a gente com a cabeça quente, principalmente dependendo do que se encontra, das condições do doente, de dores e complicações.
Mas com um exame desses bem feito, pode-se avaliar exatamente como funcionam a bexiga, a torneira e ainda um prognóstico da função renal todinha.
Num é bacana?
Pode ficar ainda melhor se a pessoa for bem orientada, todos puderem se manter calmos e colaborativos, e houver alguma descontração no ambiente.
Sim, porque a habilidade de levar esses momentos difíceis com bom humor, com certeza faz até das experiências menos agradáveis, bons momentos de aprendizado.
Para todos.

7 comentários:

  1. Gisele, gosto do bom humor que transparece nos seus textos dos dois blogs e agora conhecendo um pouco mais do trabalho que você faz te admiro ainda mais. Parabéns pelo novo blog, muito educativo, com a pitada certa de humor, uma delícia de ler, apesar do assunto ser meio doloroso. Parabéns e muito sucesso pra você.

    ResponderExcluir
  2. Silvetz querida, a sua presença aqui me faz muito honrada e feliz demais da conta!!!
    Um grande beijo no seu coração, viu?

    ResponderExcluir
  3. Gisele, eu sou do tipo que espirro e corro pro banheiro... Que devo fazer pra melhorar isso?

    Beijos e obrigada

    ResponderExcluir
  4. Ju, você deve procurar um urologista que, certamente fará um exame urodinâmico para avaliar e classificar sua perda urinária, indicando o melhor tipo de tratamento. De toda forma, o fortalecimento do soalho pélvico, se vc puder fazer, é sempre uma primeira indicação. Beijocas,

    ResponderExcluir
  5. Olá minha querida professora, saudades viu, então, adorei a sua forma educativa e feliz de relatar a urodinâmica(exame super importante), e de deixar a sua marca que é : ser feliz no que faz, um grande beijo em seu coração. Paulo Manaus.

    ResponderExcluir
  6. Minha mãe vai fazer uma cirurgia para corrigir o períneo e fazer a suspensão de bexiga. a medica pediu esse exame e até então eu não sabia do que se tratava. Obrigada pela explicação bem humorada. Mesmo assim se eu quiser que ela faça eu não vou poder falar que é assim. E sem o Exame de urodinâmico a médica não irá opera-la. Será que é tão importante assim? Pior que eu nem sei onde se faz esse exame. Vc pode me ajudar? Desde já muito obrigada! Joseli S.G. Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela maneira como descreveu esse exame tão chato e necessário, parabéns!!

    ResponderExcluir