segunda-feira, 18 de maio de 2009

Uma novidade!!!

Eitcha, que hoje eu vou contar uma coisa bem interessante prá você que tem aquela bexiga que fica contraindo-se e perdendo urina o tempo todo, mesmo sem fazer força abdominal.
Lembra que eu falei ontem sobre a tal toxina botulínica para o tratamento da incontinência urinária?
Pois é, o uso dessa toxina já está sendo feito com sucesso em vários países, e já foi aprovado pela ANVISA, no Brasil.
Sim, aquela mesma que se usa prá deixar o rosto esticadinho, e que se usa também para tratar a espasticidade em pessoas com problemas neurológicos.
O princípio é o seguinte: a toxina botulínica causa a paralisia das fibras musculares, onde for aplicada.
Se for no rosto, os músculos diminuem a contração, e a ruga fica lisinha.
Na bexiga, ela “acalma” a danada, que passa a contrair apenas na medida e hora certa.
Mas, prá que isso aconteça, o médico tem que fazer as aplicações examinando tudo direitinho pelo cistoscópio, o aparelhinho que permite que ele veja lá dentro.
Tudo isso sob analgesia, prá não sentir dor.
E de cateter vesical, a tal sonda de Foley, prá monitorar o enchimento da danada.
Em alguns casos pode haver algum sangramento, e a pessoa fica sob observação por algumas horas e, se estiver tudo bem, será liberada no mesmo dia.
Logicamente que a aplicação tem que ser repetida a cada 8 ou 10 meses, dependendo do caso, mas a garantia de ficar sem aquelas perdas incômodas até que vale a pena, num acha?!
Alguns convênios já estão liberando esse procedimento e pagando o uso do produto, sempre depois de uma solicitação bem documentada, através de exames prévios.
O SUS ainda não cobre esse tratamento, mas nós vamos aguardar e torcer prá que isso aconteça em breve.
É que as pessoas com bexiga hiperativa e aquelas com hiperreflexia detrusora (bexiga que se contrai muito) por lesões neurológicas podem se beneficiar demais com essa alternativa.
Bem legal isso, né?
Então, ‘bora batalhar prá que isso aconteça logo, nénão?
Beijoconas,

6 comentários:

  1. Gi, tem um médico doido pra que eu divulgue isso... sobre os benefícios e tals... tenho receio de escrever sobre pontos tão técnicos, né?! Muito bom esse post para me ajudar a clarear mais a ideia... beijos

    ResponderExcluir
  2. Sim, muito prudente a sua atitude, tendo em vista que seu blog já é formador de opinião na blogosfera, meu querido amigo.
    Mas essa alternativa é mesmo bastante interessante para as bexigas malucas, com hiperatividade. As pesquisas científicas são bem favoráveis ao seu uso, viu?
    Beijoconas,

    ResponderExcluir
  3. Gi, eu sou louco pra "testar" a toxina botulínica, mas falei com dois lesados (adoro essa palavra, ehehe!) que usaram e reclamaram da pouca duração dos efeitos. Um deles falou que voltou a ter perdas com 2-3 semanas! O que vc conta pelos casos que conhece? Rola um post sobre isso?

    ResponderExcluir
  4. Edu, nada de testar, não! O uso já está tão bem explorado cientificamente que, se for o seu caso, procure um urologista com experiência, que certamente terá um excelente resultado. Quanto aos seus amigos, eu desconfio que a aplicação não foi feita adequadamente, seguindo todos os princípios, pois é para durar cerca de 8 meses.
    Não pretendo escrever mais sobre o tema, por enquanto, senão vira merchandising, né?
    Mas tô a disposição pra esclarecer o que puder.
    Beijos e obrigada pelo carinho,

    ResponderExcluir
  5. Gisele, vim conhecer seu novo espaço e adorei demais!!! Aaaah, eu sou apaixonada por essas coisas.... Na minha primeira residência a gente tinha tanto isso, ambulatório só com os urologistas pra cuidador dos nossos "lesadinhos" ( assim que eu chamo o nosso povo). Adorei as informaçoes e o jeito bacana de passá-las! Sobre o "botox" na bexiga, o Sarah já faz um tempinho e é um sucesso, conheço uma galera que se beneficiou com esse tratamento!
    Grande beijo, viu! Naty

    ResponderExcluir
  6. Gisele, Nossa não vejo de poder acalmar a danada da minha bexiga com este procedimento! "hehe" E sei que será logo, né? Graças a você e ao Dr. Mauricio. É e como você mesma disse ele é o "cara", é fera no que faz!
    Eu adorei este seu espaço e garanto que muitos malacabados vai se beneficiar com este seu blog minha querida!
    Beijos

    ResponderExcluir