terça-feira, 12 de maio de 2009

Eles também??

Sabe aquele papo de tossir e urinar perna abaixo?
Pois é, não é exclusividade só das mulheres, não!!
Os homens, embora protegidos pela anatomia, podem apresentar o mesmo problema após uma cirurgia de retirada de próstata, a prostatectomia radical.
Então vamos por partes.
Sabemos que uma boa parte dos homens têm chance de apresentar câncer de próstata após os 60 anos, cerca de um sexto deles.
É um número significativo, por isso existem tantas campanhas no mundo todo buscando orientar a todos para a detecção precoce.
Depois do diagnóstico, são diversas as alternativas de tratamento: cirurgia, hormonioterapia, quimioterapia, radioterapia.
Cada caso é um caso e sempre deve ser discutido com o urologista.
Para aqueles que optam pela retirada da próstata, sempre deve ser colocada a possibilidade de ficar com alguma perda de urina ou ainda, com disfunção erétil, a paumolescência...
Nem todos têm essas seqüelas pós-operatórias, tudo varia de acordo com a técnica cirúrgica, o tamanho e as características do tumor, a habilidade do cirurgião, as condições físicas do paciente, entre outras coisas.
Mas a possibilidade existe e, diante de um câncer, a maioria dos homens não vacila: pode operar, doutor!!
Cirurgia feita, PSA perto de zero, o peão volta todo lampeiro pro consultório querendo ficar nos trinques.
Nada mais justo, né?
Aí começa o nosso trabalho: exercícios para fortalecimento da musculatura do períneo podem contribuir bastante para resolver a mijação infernal. E quanto mais precocemente se iniciar esse cuidado, melhor o prognóstico.
Esses exercícios são parte do tratamento, que pode ser favorecido com eletroestimulação e biofeedback, coisas das quais falarei com detalhes mais prá frente.
Mas adianto que tudo isso serve prá deixar os músculos das partes bem bombados, fortinhos.
Aqueles que não têm essa opção e perderam parte da musculatura da “torneira mijativa”, acabam tendo que usar aqueles dispositivos que eu já falei aqui.
E tem vários que melhoram com o tempo, pois a perda da musculatura não foi tão importante.
De novo, cada um é um caso.
Qual é o seu?
Seja qual for, vá atrás das terapias de reabilitação. Com certeza haverá um bom profissional perto de você, disposto a contribuir para a melhora da sua qualidade de vida.
Afinal de contas, você merece, nénão??!!!

2 comentários:

  1. 1..2...3...4... hehehe Continuo na malhação. Ingraçado as pessoas tem ideia q isso é so coisa de mulher ne??!!! Tem que botar esses homi pra malhação tbm. Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Ai, aprendi mais uma: confesso minha ignorância, não sabia que os homens tambem precisam fortalecer os músculos lá de baixo.
    Bom saber. Meu pai tem 70 anos, próstata maior que o normal, mas nenhum tumor, graças a Deus, e já reclama dessa perda involuntária de urina, mas nunca nenhum urologista falou pra ele ou pra nós que havia algum tipo de exercício ou terapia que pudesse ajudá-lo. Vou mandar ele procurar uma colega da Gisele em Campinas pra ver isso aí.
    Obrigada, bjks

    ResponderExcluir