sexta-feira, 24 de abril de 2009

Como começam algumas perdas urinárias

Esse post que será publicado em duas partes, foi escrito inicialmente para publicação no blog "Assim como você", do meu amigo Jairo Marques, cujo link fica aqui do lado.
Obviamente que, depois de publicado lá, eu pedi autorização a ele que, muito carinhosamente, me disse que poderia botar aqui.
Achei muito legal começar por esse texto, pois foi o que me inspirou a criar esse cantinho.
Então, aperte os cintos e vamos lá:
Pois é, parece bizarro saber que urinar por um caninho é a realidade de muitas pessoas com problemas neurológicos que dificultam a saída espontânea da urina.
O bagulho começa assim: nós temos dois rins cuja principal função é filtrar as impurezas e o excesso de água no sangue e que mandam tudo isso para a bexiga, através de dois canos chamados ureteres.
A bexiga serve, então, para armazenar a urina até que estejamos em condições favoráveis para eliminá-la, e isso é algo voluntário, para o qual fomos treinados desde a infância.
Já deu prá perceber que o controle geral da coisa acontece no cérebro, né?
Ou seja, a bexiga fica cheia (mais ou menos uns 300ml) e envia essa informação pro cérebro através da medula espinhal e, lá no córtex cerebral nós decidimos se podemos urinar naquele momento, ou se adiamos isso.
Se a gente resolver urinar, quando tudo estiver ajeitadinho, o cérebro envia uma ordem para a bexiga se contrair e, automaticamente a torneira se abre. Daí a urina sai gostoso....
Se a gente não puder urinar naquele momento, o córtex cerebral manda a bexiga ficar de boa que logo, logo vai chegar a vez dela.
Para ficar de boa, ela tem que estar bem relaxada prá caber toda a urina e o esfíncter (a torneira da bexiga) tem que estar bem apertadinho prá não escapar nada.
E quem faz o controle dessas coisas são alguns nervos, que além disso levam as informações para o cérebro e trazem as decisões de volta.
E a estrada por onde circulam todas essas informações é a medula espinhal, que fica dentro da nossa coluna vertebral.
Quando uma pessoa tem alguma lesão na medula, seja ela de qualquer tipo, a comunicação com o cérebro pode ser alterada ou até mesmo interrompida.
Dá prá imaginar o estrago que isso causa?
A bexiga enche e nada da pessoa sentir vontade de urinar.
Ou ela esvazia sozinha, sem que o “servivente” esteja preparado (mijar na calça, certo?). Em outros casos ela vai dilatando e, quando o cara der aquela espremidinha na barriga a torneira não agüenta o tranco e dá uma abridinha... mijou na calça, do mesmo jeito...
Tem casos piores, naqueles em que, na hora de urinar, a bexiga se contrai e a torneira não abre.
Daí a pressão nos ureteres aumenta e os rins correm o grande risco de parar de funcionar logo.
Ou então tem aqueles outros casos em que a bexiga não contrai nunca. E ainda aqueles em que a torneira nunca fecha.
Bem, esses são só alguns exemplos, porque existem uns casos por aí mais problemáticos, e outros nem tanto.
Tudo problema neurológico.
O nome correto disso é disfunção vesical de origem neurológica, ou bexiga neurogênica, como muita gente ainda diz.
Qualquer que seja o caso, a primeira providência é procurar um urologista, que certamente fará um exame urodinâmico para avaliar o funcionamento da bexiga do caboclo.
Para alguns casos tem medicamentos que ajudam, para outros têm cirurgias e, para a grande maioria, a alternativa é dar uma força prá bexiga e esvaziar totalmente a danada algumas vezes por dia através de um cateter vesical, que o povo chama de sonda.
Capturou o lance da necessidade de retirada de urina pelo cano?
Os detalhes sobre essa aventura virão na segunda-feira.
Beijoconas,

P.S. A imagem do veio do Google, viu?

5 comentários:

  1. Adorei seu novo blog Gi, está muito interessante..
    Parabéns pela iniciativa..
    Sua aluna e admiradora Laís

    ResponderExcluir
  2. Oi Gi....saudades....como sempre está maravilhoso! Parabéns!Gostei da iniciativa! Gd beijo,
    Meg

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto!
    Laís - Estudante de Enfermagem da UESC-BA

    ResponderExcluir
  4. Oi meu apelido é Bebê e eu uso fraldas todos os dias tanto fralda descartavel da marca BigFral Pompom tamanho medio e tambem uso fraldas de pano cremer com calça plástica da marca Nilce e da prodry e acho excelente e confortavel para incontinencia urinaria e fecal. A pomada pra assaduras uso dermodex prevent e hipoglos e no caso quando estou com mais assaduras na região da fralda uso a dermodex tratamento. Abraço e espero poder ajudar.

    ResponderExcluir