terça-feira, 28 de abril de 2009

Fraldas???


Existe uma grande variedade de equipamentos acessórios, no mercado nacional, para auxiliar as pessoas que têm perda urinária.
A mais conhecida de todos é a maldita fralda.
Isso porque, além das crianças nos primeiros anos de vida, que perdem fezes e urina até adquirirem o controle neurológico, essas carçonas não ajudam muito mais ninguém.
Acontece que elas foram desenhadas prá esse fim: as crianças.
E depois os caras começaram a fabricar em tamanho grande, sem nenhuma mudança significativa, e passaram a dizer que eram para adultos e idosos.
Vamos pensar juntos, então?
O homem que perde urina, se molha onde? Na frente, onde ele aloja o documento, certo?
Então ele num precisa de um troço que envolva a bunda, os quadris e tudo o mais, combinado?
A menos que a gente esqueça o indivíduo todo mijado, por horas e horas.
Pensando nisso, o produto que ele precisa tem que acomodar o pênis + escroto, ser absorvente, auto-adesivo, transformar a urina recebida em flocos de gel e ser confortável.

As duas imagens ilustram alguns modelos masculinos existentes no mercado nacional.

E a mulher? Nós perdemos urina lá embaixo, nas partes. Então nosso absorvente urinário deve ser parecido com aqueles que usamos para conter o fluxo menstrual.
Capturou a mensagem?
Isso quer dizer que dá prá viver mais confortável quando se tem um produto que atenda às necessidades e que seja desenhado especialmente para isso.
E aquelas pessoas que perdem fezes e urina?
Oportunamente eu falarei da perda de fezes e o que se pode fazer para melhorar isso, já que se trata de outro departamento, tá bão?
Ah, vale lembrar que as pessoas que fazem o cateterismo vesical intermitente limpo com indicação adequada têm muito menos perdas urinárias nos intervalos, quando têm.
Para esses casos é que eu sugiro o uso do absorvente.
Já os que continuam se molhando significativamente nos intervalos, mesmo com o cateterismo, devem conversar com um urologista rapidinho, pois essa bexiga pode ter alguma outra alteração (hiperreflexia), o que pede outro tipo de intervenção.
De verdade mesmo, o big problem do uso de fraldas em adultos por longo tempo é a deterioração de toda a pele, papo que merece um post.
Daqueles bem grandes, prá ensinar direitim a cuidar das bundinhas, que podem sim ser lisinhas e sensuais. Escrusive prá quem tem o mijo sorto.
Ah, os zomes ainda têm uma alternativa, que pode ser interessante e da qual falarei amanhã.


Beijoconas,


P.S. As imagens são da Coloplast do Brasil e da Tena. Não consegui imagem do produto da Dryman, empresa brazuca que produz uma alternativa bem legal também.

Um comentário:

  1. Oi meu apelido é Bebê e eu uso fraldas todos os dias tanto fralda descartavel da marca BigFral Pompom tamanho medio e tambem uso fraldas de pano cremer com calça plástica da marca Nilce e da prodry e acho excelente e confortavel para incontinencia urinaria e fecal. A pomada pra assaduras uso dermodex prevent e hipoglos e no caso quando estou com mais assaduras na região da fralda uso a dermodex tratamento. Abraço e espero poder ajudar.

    ResponderExcluir